segunda-feira, 27 de junho de 2011

20 Perguntas e respostas de como manter o peso e a forma equilibrada!!

Reuno aqui um grande grupo de perguntas que sempre quisestes ver respondidas sobre alimentos, e muito mais...

Perguntas e respostas:

1.Ouvi dizer que os queijos light só assim denoninados para serem vendidos, mas que na verdade engordam tanto como os «normais». É verdade?

Não, não é verdade. Os queijos light são realmente reduzidos em gordura e em açúcar. São bons para uma redução de colesterol. Por exemplo, o queijo fresco mesmo não designado por light tem apenas 15% de gordura, outro exeplo é o queijo fresco magro ainda tem menos de 15% de gordura pode até chegar aos 0%. Existe queijos com 0% de gordura como já foi indicado um exemplo anteriormente . Mas se estás à procura de uma dieta evita o queijo de flamengo pois tem 40% de gordura.
Claro que depois também tem haver com a quantidade, por exemplo, uma fatia de queijo do tipo de flamengo com 2mm de espresura (que não seja light) te menos calorias do que um queijo fresco inteiro.
Mesmo que o teu produto seja light usa-o de forma equilibrada.

2.Quando se quer emagrecer deve-se passar a beber leite magro?

Sim, é importante pois tem exactamente o mesmo cálcio e as mesmas proteínas que o gordo, tendo a vantagem de ter muito menos gordura.

3.Os ovos engordam mais ou menos que um pedaço de carne? E de peixe?

Um ovo é equivalente a uma porção de carne ou peixe do tamanho da palma da mão. O ovo , no entanto, tem valores calóricos diferentes conforme a maneira que foi cosinhado. As formas de cozinhar com menos calorias é cozendo-o nou escalfando-o, segue-se o estrelado, e o pior de todos é o mexido.

4.Que doce ou doces engoram mais? E menos?

Os que engordam mais são os doces com chocolate, aqui coloco uma lista do que engorda mais para o que engorda menos:
1º Bolo de chocolate e Mousse;
2º Gelados com Natas (que não são muito melhores que os bolos de chocolate e a mousse);
3º Gelatinas (não têm gordura, mas têm açúcar), Arroz-doce (também com pouca gordura), e os sorveres (sem natas);
Mas quem quer perder peso não os deve comer, só mesmo em alguma festa de anos uma ou duas vezes por mês no máximo. O que não é nada fácil.

5.Há quem diga que o doce que engorda menos é o pastel de nata, é verdade?

Sim, é verdade pois é um dos que tem menos calorias, pois aquele recheio central do pastel de nata é do tipo de doces que engordam pouco (como a gelatina, arroz-doce ou os sorvetes sem natas).
De qualquer maneira, o pastel de nata tem a parte folhada à volta, que tem gordura. No entanto, comparativamente com o queque, o pastel de nata tem menos calorias.

6.Para quem quer emagrecer, é preferível comer cereais ou pão integral?

É a mesma coisa, desde que os cereais sejam cereais integrais. Uma dose de cereais deste tipo tem mais ou menos as mesmas calorias que um pão integral.
O que acontece é que o pão é mais barato, e isso para muitas pessoas pode ser importante. Uma boa hipótese é ir alterando, para quem gosta de variar.

7. É verdade que o pão torrado engorda menos que o pão «normal»?
A diferença do pão torrado para o «normal» é que o torraqdo não tem água. De resto, são iguais. É indeferente comer um ou outro.

8.Engorda mais comer pão ou bolachas (tipo Maria)? E se as bolachas forem integrais?

Bolachas é sempre pior solução. São um grande inimigo de quem quer imagrecer. A bolacha Maria, mesmo assim, ainda é perferível à bolacha integral. E muito melhor do que as bolachas de água e sal. As bolachas de água e sal, ao contrário de que muita gente pensa tem muita gordura, ou seja, esta bolacha é muito calórica.
As bolachas de água e sal engordam mais do que as integrais, e as integrais mais do que as Maria. Mas todas as bolachas devem-se por de lado.

9.De entre as bebidas com gás, quais engordam menos?

O que engorda nestas bebidas,não é o gás. Geralmente essas bebidas têm açúcar, e é esse açúcar que engorda. Mas agora já existe as bebidas com gás light, que são a melhor opção, pois são bebidas com poucas calorias ou quase nenhumas. São também boas alternativas do ponto de vista social, mas não alternativas para o dia-a-dia.

10.Que alimentos posso ter sem ter receio de engordar?

Os vegetais, são dos melhores alimentos para não ter receio de engordar.

11.Beber leite antes de dormir engorda?

Pode ser um bom hábito. Leite morno antes de dormir, para muitas pessoas, tem um valor calmante. E ajuda a que não se passe tantas horas sem comer. Em alguns casos isso, é bom pois evita que as pessoas acordem durante a noite para irem comer. Por outro lado, senão digeriu nada ao seu jantar isso fará com que no seu apetite fique ainda maior.
Por isso deve-se beber ou comer algo muito leve antes de jantar.

12.Comer apenas sopa ao jantar emagrece?

Se a pessoa quer emagrecer comer apenas sopa é uma boa estratégia. No entanto existe pessoa que comem sopa e depois levam o serão todo a comer bolachas, tostas, frutas, frutos secos. Nesse caso acaba por ser pior.

13.Ouvi falar de dietas em que, uma vez por semana, se podem cometer excessos e comer o que se quer. Isso não estraga a dieta?

Da experiência que eu tenho, não vejo resultados nisso.
Porque são raras as pessoas que cumprem à risca o regime alimentar proposto, e apenas uma vez por semana cometem o excesso.
No entanto, em relação aos jovens que estão em emagrecimento, por vezes é necessário optar por este regime. Há adolescentes que conseguem cumprir isto. Mas a maioria não o consegue manter. Diz que «evita», que é só «às vezes» mas que na verdade não o consegue fazer.

14.Faz falta comer doces? Ou deve-se eliminá-los para uma correcta alimentação?

Ninguém tem falta de comer doces. No entanto à pessoas que sentem falta dos doces. É que os doces e, sobretudo, o chocolate, criam dependência.
Há pessoas que comem chocolate  por vício/dependência, não por mera necessidade.

15.Qual o pequeno-almoço ideal para quem quer emagrecer?

O pequeno-almoço, quer para quem quer manter o peso, quer para quem quer emagrecer, deve conter os seguintes elementos:
- Leite;
- Pão com queijo magro ou com fiambre;
- Enventualmente uma peça de fruta;
Para quem perfere cereais, o pequeno-almoço, pode ser uma tigela de leite com quatro colheres de cereais dietéticos.

16.Comer salada continua a ser bom para emagrecer mesmo se lhe acrecentarmos um molho?

Conforme o molho. Se for um molho normal, tipo maionese, não serve nada optar por uma salada. A maionese é sempre uma solução péssima. Mas há outros molhos que são agradáveis (sobretudo no Verão, quando o consumo de saladas aumenta).

17.Que tipo de molho engorda mais ketchup, mostarda?

É possivel usar uma colher de café de ketchup ou mostarda, para dar mais sabor à refeição. Sobretudo nas refeições dos jovens e dos adolescentes. Era melhor substituí-los por molho feito com iogurte magro.

18.Que tipo de fast food engorda menos: sanduíches, hambúrger, pizza, etc?

A sanduíche é sempre preferível, seja ela de carne, peixe, fiambre, com salda e queijo. O pão deve ser de mistura. No entanto, se lhe acrescentarmos um molho com maionese, a sanduíche já se torna muito calórica.
Em relação à pizza, não é a massa, indêntica à do pão, que engorda. Quando se diz que a pizza é muito calórica, é porque habitualmete leva muita gordura em cima.
O hambúrger, de todas estas opções, o que tem mais calorias. Mas evitá-lo para comer rissóis, croquetes ou folhados também não é solução.

19.Comer doces à noite engorda mais do que durante o dia?

Há quem defenda, realmente, que as comidas com mais calorias, ingeridas à noite, são mais aproveitadas. Parece resultar de facto, num maior armazenamento. Mas não está sufecientemente explicado.

20.Porque é que os vegetarianos nao são todos magros?

Porque por vezes comem muita gordura. Para compensar a falta de carne cozinham com muita gordura. Também noto por vezes que comem muitas coisas açucaradas.
Vou dar exemplos de comidas vegetarianas ricas em calorias:
- Crepes Vegetais;
- Chamuças Vegetais
- e todos os Doces e Bolos;
Espero que tenhas aprendido algo!
Beijos
Cattý :$

3 comentários: